Esboço de um homem no Sketchbook

Eu divido o desenho em duas grandes partes: a tomada das proporções e o acabamento.
A fotografia é uma grande aliada do desenhista, mas tenho notado que cada vez mais, os desenhistas, principalmente os que estão começando, estão se tornando muito presos a ela, chegando ao ponto em que só desenham se tiverem uma referência para copiar.
Eu quero, através dessa série de desenhos que faço no meu sketchbook, mostrar que o desenho não é apenas o acabamento.
Isso ocorre muito com quem trabalha com desenho realista e hiper-realista, onde os desenhos são muitas vezes tirados através de técnicas como papel vegetal ou mesa de luz.
Quando você trabalha assim, você executa apenas uma parte do desenho que é o acabamento.
Através do Curso Dominando o Desenho a Mão Livre, eu vou mostrar técnicas fáceis e que qualquer pessoa pode aprender para desenhar sem o auxílio de suportes e até mesmo descartando técnicas com o das figuras geométricas, que é uma das técnicas que gosto bastante para a criação, mas que não é a melhor quando se quer desenhar direto do natural (ao vivo).
Esse desenho foi feito de observação através do monitor (que é a mesma coisa praticamente que desenhar através de uma fotografia), mas o objetivo é mostrar que você pode desenhar usando nada ou quase nada da borracha.
A borracha para mim é uma das coisas que tornam o aprendizado mais lento.
Nesse desenho eu cometi dois grandes erros. Um no olho direito e outro na largura da face. Para não ficar muito desfigurada a figura eu ajustei a face, porém o olho deixei errado mesmo. Fiz isso pra mostrar que alguns erros podem passar despercebidos (não por vocês que tem olhos de lince). Vocês verão isso, quando essa página do meu sketchbook estiver totalmente preenchida. (Mas esse erro poderia facilmente ser corrigido.)
Lembre-se que esse é um sketch (um esboço) e tem a finalidade de treinar a percepção visual para as coisas.
Bom, já falei bastante por hoje. Esse vídeo é apenas um speed draw. A aula relacionada a ele estará disponível em breve, onde explicarei cada detalhe do como tomar as proporções corretas apenas observando.