Os melhores programas de animação comerciais

Continuando a minha sequência de posts sobre animação, vou passar agora a relação dos principais programas de animação comerciais 2D.
Praticamente todos eles possuem uma versão de demonstração que você pode baixar e experimentar, com algum tipo de limitação.
Minha sugestão é que você baixe apenas quando tiver certeza que terá a disponibilidade de tempo para testá-los, a fim de não desperdiçar o prazo de experiência.
Da mesma maneira que os programas gratuitos, nas versões comerciais também tenho a minha preferência, conforme a sequência de testes que realizei.
A seguir a lista dos principais softwares de animação profissional que encontrei:

Flip Book – https://digicel.net/

O Flip Book da Digicel é um programa de animação que imita a animação tradicional através de folhas transparentes, frame-by-frame.digicel
No momento em que faço esse post, a versão Lite do programa custa $19.99 e a mais cara (ProHD) $274.99. Esse é um valor promocional. O valor normal é de $98.00 Lite e $798.00 ProHD. Existem outras versões intermediárias.
Esse programa é fácil de aprender e é muito usado por profissionais mais antigos na animação e estudantes que querem aprender a animação tradicional.
Ele não é um programa cheio de recursos, o que é uma vantagem e desvantagem ao mesmo tempo.
A sua simplicidade proporciona um aprendizado rápido dos princípios da animação, pois você consegue colocar em prática toda a teoria sem se preocupar muito com o aprendizado de todos os recursos que um software de animação proporciona.


Adobe Animate CC – http://www.adobe.com/br/products/animate.html

O programa de animação mais conhecido e usado no Brasil é sem dúvida o Flash, criado pela empresa Macromedia e adquirido posteriormente pela Adobe, que agora mudou o seu nome para Animate CC.
Esse é um programa cheio de recursos, mas complicado de usar para quem está começando.
A integração com outros produtos é um benefício pra quem já lida com o programa, mas torna-se um desafio maior para o iniciante, principalmente para quem quer lidar apenas com a animação e não com todos os outros recursos.
A Adobe não vende o programa, apenas concede uma licença mensal ou anual. O plano anual sai por R$504,00 com cobrança mensal de R$42.00.
Você pode baixar uma versão de avaliação.
animate


Toon Boom Harmony – http://www.toonboom.com/products/harmony

É o programa mais utilizado atualmente pelos grandes estúdios de animação.
Repleto de recursos permite a realização de animações fantásticas. Vários desenhos animados de séries de TV atuais são feitos com ele.
Não é um programa fácil de aprender devido a quantidade de recursos que tem.
Permite a animação através de bones e imagens.
O Toon Boom é vendido em 3 versões: Essentials, Advanced e Premium.
Você pode adquirí-lo de duas opções. Por licença perpétua os preços são: $265 Essentials, $685 Advanced e $1,385 Premium.
Através do plano mensal você paga $16 Essentials, $41 Advanced e $76 Premium.
toon-boom1


Spine – http://pt.esotericsoftware.com/

O Spine é um programa de animação voltado para a criação de jogos, porém você pode fazer qualquer tipo de animação 2D com ele.
Ele não é muito intuitivo e você vai precisar assistir alguns tutoriais pra começar a trabalhar com ele.
Tem um visual bacana e muitos recursos interessantes. Você pode baixar uma versão de avaliação que não expira, porém com recursos bloqueados.
A versão Essential custa $69 e a Professional $299.
spine


Moho (Anime Studio) – http://my.smithmicro.com/anime-studio-2D-animation-software.html

Finalmente o meu preferido, o Anime Studio, atualmente alterado o seu nome para Moho.
moho-pro-12-boxshotEsse programa ainda não é muito conhecido no Brasil, mas os seus recursos são surpreendentes. Tem o melhor sistema de bones entre todos os programas.
Está atualmente na sua versão 12 e com ele você pode fazer tanto animações do tipo cut-out, quanto através de vetores.
É um programa facílimo de aprender e você consegue bons resultados já nas primeiras experiências, o que vai te animar a querer fazer cada vez mais animações.
Ele não perde em nada em termos de recursos para os seus concorrentes e acredito que a medida em que se tornar mais conhecido, a quantidade de usuário tenderá a crescer.
Muitos usuários do antigo Flash já tem migrado para esse programa.
moho-debut-12-boxshotEm breve pretendo colocar vários tutoriais pra ensinar a animação através desse programa.
Uma outra vantagem é que é o software mais barato de todos. Você pode adquirí-lo em duas versões: Debut ($69.99) e Professional (399.99).
Eu recomendo a aquisição da versão Professional. Uma dica é que a empresa constantemente oferece super descontos, então vale a pena ficar sempre de olho pra ver quando eles liberam.

Se não estiver em promoção, entra em contato comigo que eu te mostro um jeito de ganhar 20% de desconto na compra do programa.


Então está aí a lista dos principais softwares de animação profissional do mercado. Se você souber de mais algum programa legal para animação 2D me avisa que eu farei o review dele também.
Minha sugestão, não poderia ser outra senão o Moho, por toda a facilidade de uso, quantidade de recursos e preço que ele proporciona.
Isso se você quer fazer uma animação sem a ajuda de outras pessoas ou formar a sua própria agência de animação. Não sei qual as agências que trabalham com cada um dos programas. Vou levantar essa informação e inserir num post futuro.
Pra quem quer trabalhar em estúdios talvez a melhor opção atualmente seja o Toon Boom, por ser o mais usado em estúdios.
Quem deseja apenas fazer animação tradicional no papel, então o Flip Book seja a sua escolha.

Deixe uma resposta