Por quê você deve começar a pensar sobre animação?

Como toda criança, eu sempre gostei de assistir desenhos.
E como provavelmente acontece com você, também sempre gostei de desenhar desde pequeno. Então chega um momento em que a gente sente a vontade de fazer desenhos como aqueles da TV.
tom_and_jerryA primeira experiência é procurar reproduzir no papel os nossos personagens preferidos. Toda criança faz isso.
A medida em que fui crescendo e tomando mais conhecimento sobre as coisas, surgiu o interesse por descobrir como fazer um desenho animado.
Não demorou muito pra eu perceber que seria impossível para uma pessoa sozinha fazer alguma coisa de qualidade.
A única maneira seria trabalhar para um estúdio, o que não era uma coisa simples quando eu ainda era adolescente.
Hoje em dia, tudo mudou. A tecnologia proporciona recursos e meios que antes eram impossíveis e agora, produzir uma animação mesmo sozinho não é algo inimaginável. Na verdade é algo bastante simples.
E digo fazer animações verdadeiras, com qualidade de TV até.
Atualmente estou envolvido em aprender a animar. Faz um ano que comecei e nesse pouco tempo já fui capaz de produzir as animações para as minhas vídeo-aulas.
O aprendizado é muito rápido e agora decide começar a compartilhar o conhecimento que venho adquirindo, pra quem quiser experimentar também e como sempre, encurtando o seu caminho, para que não precise bater tanta cabeça como eu pra encontrar tudo o que é necessário.
Atualmente existem dezenas de opções disponíveis pra você desenvolver uma animação de qualidade.
Eu não vou te dizer que eu já vi todos os programas, pois sempre aparece um novo que eu não conhecia. Então, aos invés de dizer que conheço todos, pelo menos vou te dizer que já experimentei mais do que uma dezena de opções.
Hoje vou te falar sobre as opções gratuitas disponíveis e qual o meu preferido.
Durante a semana vou falar um pouco mais detalhadamente sobre cada um dos programas pra você julgar o que é melhor para o seu caso.
A seguir segue a lista de softwares que você pode baixar gratuitamente para sua máquina e começar agora mesmo o seu aprendizado de animação.

Programas Gratuitos – OpenSource ou Freeware

Muvizu – https://www.muvizu.com/

A coisa hoje está tão mais simples que você pode começar a animar em 3D, mesmo sem nenhum conhecimento de programação. O Muvizu te proporciona isso.


Tupy – https://sourceforge.net/projects/tupi2d/?source=typ_redirect

O Tupy é um programa fácil de usar porém com poucos recursos. É ideal pra quem deseja experimentar a animação frame-by-frame, ou quadro a quadro em Português. Posteriormente vou colocar outros posts explicando em detalhes o que significa cada uma das expressões usadas no mundo da animação.


DAZ 3D – https://www.daz3d.com/

O DAZ é uma outra opção pra quem quer fazer uma animação 3D, porém o problema com ele é que não é tão simples de aprender. Para fazer alguma coisa legal com esse programa você vai ter que dedicar um bom tempo de estudo. Porém é um programa de excelente qualidade.


Blender – https://www.blender.org/

O Blender é um outro programa que você pode fazer animação 3D. Diferente do DAZ, ele é um programa Open Source que pode ser usado tanto para criar objetos 3D como para animá-los. Como o DAZ, não é simples de aprender e você precisará fazer algum curso ou assistir alguns vídeos dedicando algumas horas pra começar a dominar a ferramenta.


Pencil 2D – http://www.pencil2d.org/

Pencil 2D, como o próprio nome indica é um programa fácil de usar, idealizado para a criação de animações frame-by-frame. Tem muito mais recursos que o Tupy e uma comunidade mais envolvida no seu desenvolvimento. Se você pretende experimentar a animação quadro-a-quadro, essa é uma boa opção.


Open Toonz – https://opentoonz.github.io/e/index.html

Agora chegamos na produção de animação de alto nível. O Open Toonz é um programa baseado no software “Toonz”, que foi desenvolvido pela Digital Video e customizado pelo Estúdio Ghibli, um famoso estúdio de animação responsável pela criação de desenhos de sucesso.
Ele é um pouco mais complicado para aprender do que o Tupy e o Pencil e você vai precisar de um pouquinho de esforço nesse sentido. A vantagem é que você obterá todos os recursos pra fazer uma animação profissional.
Ele é focado na animação quadro-a-quadro, mas tem alguns recursos de “Bones” que comentarei nos próximos posts.


Synfig – http://www.synfig.org/cms/

Por fim, o meu preferido da lista. É esse o programa que tenho me dedicado mais com relação a animação 2D com softwares gratuitos.
Com esse programa você conseguirá fazer animações de alto nível. Diferente dos outros programas apresentados, ele não é focado na animação quadro-a-quadro, mas sim num jeito novo de animar que é através de bones.
A animação pode ser feita tanto com o uso de imagens como .png, quanto imagens vetorizadas como .svg (minha forma preferida de animar).
As animações que tenho feito nos meus vídeos são com esses recursos de bones com imagens vetorizadas (svg).
Pretendo fazer uma série de vídeos sobre esse programa e até no futuro um curso sobre ele nos recursos avançados.
O problema com esse programa é que não é muito fácil de aprender e sem alguma orientação você não vai saber nem como começar a trabalhar.


Bom, essa é a seleção que reservei pra você pra começar a nossa conversa sobre animação.
Nos próximos posts, trarei bastante informação sobre esse assunto, tanto com relação a produção de uma animação completa quanto ao uso desses aplicativos.
Se você conhece outro programa livre que não está nessa lista, me avisa que eu farei um review sobre ele também.

Abraço,

Edison Muniz

Deixe uma resposta