5 Melhores programas para animação 2D com vetores em 2019

Essa é a minha lista dos 5 melhores softwares para você criar animações 2D através de vetores.

A relação contém programas comerciais e gratuitos e apresenta as principais características de cada um dos programas.

Não é minha intenção com essa lista ranquear o melhor ou o pior programa, pois o que pode ser melhor para uma pessoa, não necessariamente será para outra, pois isso depende do seu objetivo com a animação 2D.

A proposta é apresentar a lista dos 5 melhores programas que poderão atender aos diversos interesses para quem já faz animação ou está querendo começar agora.

1. MOHO 12

A Smith Micro, empresa detentora dos direitos do Moho, acaba de anunciar para breve a próxima versão do programa. Até a versão 11, o Moho era conhecido como Anime Studio. Esse é o meu principal programa de animação e o qual colocarei diversos tutoriais aqui no site.

Antes de optar pelo Moho, eu experimentei vários programas, mas o que me fez escolhê-lo foi a sua facilidade de aprendizado, poderosos recursos e rapidez com que você consegue produzir uma animação de qualidade.

Para quem como eu não tem intenção de trabalhar para um estúdio de animação, mas ao invés disso, pretende criar suas próprias animações, considero o Moho a melhor opção.

O Moho não é excelente apenas para animações para o YouTube, mas pode ser usado para animações a nível de cinema e TV. Alguns desenhos famosos feitos com o Moho são The Breadwinner e Song of the Sea, dois belos desenhos animados.

O foco principal desse programa não é a animação tradicional, quadro a quadro. Ao invés disso ele foca na animação por vetores que é uma forma mais moderna de animar. É atualmente a ferramenta mais poderosa para o trabalho com vetores. Apesar disso ele fornece a partir da versão 12, ferramentas para a animação tradicional.

O Moho está disponível em duas versões: Moho Debut, que é a versão básica e o Moho Pro, que é a versão completa.

Você pode baixar uma versão de testes por 30 dias do programa clicando aqui.

Preço: Moho Pro $399.00 e Moho Debut $69.99

2. TOON BOOM HARMONY 17

A maioria dos grandes estúdios de animação usam o Toon Boom, por isso se esse for o seu caminho, provavelmente você vai encontrar nele a melhor opção para começar com a animação.

O Toon Boom não é tão amistoso quanto o Moho, mas é um dos programas de animação mais completos do mercado.

Com o Toon Boom você pode criar animações tanto por vetores quanto pelo método tradicional.

Você pode pode adquiri-lo através de uma assinatura anual ou comprá-lo, porém o preço é bem salgado.

Você pode baixar uma versão de avaliação por 21 dias clicando aqui.

Preço da assinatura mensal: Essentials $16.00 – Advanced $41.00 – Premium $76.00

Preço Licença Permanente: Essentials $265 – Advanced $685 – Premium $1,385

3. SYNFIG STUDIO

O Synfig, como o Moho, tem o foco principal na animação por vetores. A diferença é que esse software é Open Source, ou seja, você pode baixá-lo gratuitamente através do site oficial do programa.

Ele não é tão poderoso como o Moho, mas é a melhor opção para quem quer criar animações por vetores sem pagar nada.

Apesar de gratuito, você pode produzir animações complexas com esse programa.

Também postarei em breve, tutoriais de como usá-lo.

Você pode baixar agora mesmo a sua versão do Synfig clicando aqui.

4. TOONZ PREMIUM

O Toonz Premium é a recém lançada versão do programa. Esse é o software usado pelo famoso estúdio de animação Studio Ghibli, produtor dos desenhos A viagem de Chihiro, Princesa Mononoke e o O Castelo Animado.

Esse é um programa sofisticado e bem consolidado como ferramenta de desenvolvimento de desenhos animados.

Você pode experimentá-lo por 30 dias baixando aqui a versão de avaliação.

Preço da licença: €349

5. OPENTOONZ

OpenToonz

O OpenToonz é a versão Open Source do programa Toonz Premium. Os dois programas são muito semelhantes e mantêm compatibilidade entre si.

O programa foi disponibilizado a poucos anos de forma gratuita, dando a oportunidade para que várias pessoas embarquem no mundo da animação através de um programa profissional.

Com o OpenTooz você pode criar animações por vetores ou de maneira tradicional.

Como ainda existe muito pouca informação em Português sobre o uso desse programa, também darei uma atenção especial a ele trazendo tutoriais sobre o seu uso que você encontrará aqui no site.

Você pode começar a experimentar o programa imediatamente efetuando o download aqui.

Conclusão

Eu procurei selecionar alguns dos principais programas que você poderá utilizar e se beneficiar imediatamente, tanto para uma produção independente quanto para quem pretende trabalhar em uma agência de animação.

Existem diversos outros programas muito bons disponíveis, porém com o foco maior na animação quadro a quadro que comentarei em um próximo post.

Curta e compartilhe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*